
Você já percebeu que a linha telefônica continua funcionando quando “cai a luz”, não é verdade? Aproveitando essa vantagem (e voltagem!), podemos construir, com poucos componentes, uma luminária de LED que será de grande utilidade para o próprio leitor, servindo até como um ótimo projeto para presentear alguém, que ficará impressionado com a “novidade”.
Lista de Componentes
• 1 ponte retificadora (fig. 1) ou 4 diodos 1N4007 (fig. 2)
• 1 Regulador 7812 (fig. 3)
• 2 Capacitores de poliéster 100nF x 250 V (fig. 3)
• 16 LED´s brancos de alto brilho 5mm (fig. 4)
• 1 chave liga/desliga comum (fig. 4)
• diversos: solda, fios, alicate, furadeira, brocas, cola quente, etc.
A ponte retificadora (fig.1) é mais prática e exige menos soldas, mas você pode fazer uma ponte com quatro diodos 1N4007 (ou equivalente) conforme a figura 2. Os LEDs serão ligados em série, atente para a figura 4: o LED possui uma perna maior (positivo) e outra menor (negativo). Faça as ligações conforme a imagem. Os pontos cinza significam a união (solda) dos pontos ligados pelos traçados.
O regulador 7812 serve para diminuir e regular a voltagem da linha para 12 Volts. Isso nos permite ligar várias séries de quatro LEDs. O LED branco comum de alto brilho encontrado nas lojas de eletrônica geralmente é de 3 V e consome 20mA de corrente. Na ligação em série, soma-se a voltagem e mantém-se a corrente. Logo, quatro LEDs de 3 V em série precisarão de exatamente 12 V para acender, fornecidos pelo regulador.
É importante frisar que enquanto a luminária estiver acesa, a linha telefônica ficará ocupada, não sendo possível fazer ou receber ligações. Para voltar ao normal, basta desligar a luminária. Foi verificado junto à empresa de telefonia que nenhum pulso será cobrado com o telefone fora do gancho, e é exatamente isso que acontece quando a luminária está acesa, podendo ficar ligada por tempo indeterminado.
Para o leitor que está familiarizado com a eletrônica básica, a montagem deste projeto será “mamão com açúcar”. Para o iniciante, em caso de dúvida, mostre o esquema para algum técnico de eletrônica ou entre em contato conosco pelo email diy@facta.art.br.
Monte o circuito prestando atenção na figura 4. Teste o funcionamento conectando os dois fios indicados na linha telefônica. Caso não funcione, teste a chave liga/desliga (ou elimine-a apenas para efeito de teste) e confira as ligações dos componentes e principalmente dos LEDs. Observe que na série de LEDs a perna maior é ligada com a menor do próximo.

Figura 4 – Esquema de ligação completo
Dicas de Acabamento
• Consiga um telefone antigo. O da foto é um modelo de extensão da marca GTE. Tente os de disco Ericsson, Siemens, CTB, etc. Os antigos têm bastante espaço interno para abrigar os componentes.
• Para furar, use a broca correta de 5mm para metal (usamos LEDs 5mm, mas poderá usar o de 3mm ou até de 10mm, sempre de alto brilho)
• Poderá ser acrescentada uma fonte AC de 12 V e uma chave, para chavear entre a fonte e a linha telefônica, tendo assim uma luminária que poderá funcionar também na rede elétrica.
• Use a imaginação e poderá ligar outras coisas ao telefone, quem sabe um radinho de pilha, amplificador pra MP3, brinquedos etc. Invente!
Observação: Não nos responsabilizamos por nenhum tipo de estragos em seus aparelhos. O esquema acima foi testado e aprovado. Estamos utilizando-o até hoje com sucesso. Compartilhe suas modificações conosco!